terça-feira, 6 de abril de 2010

LEMBRA-TE DE JESUS CRISTO RESSUSCITADO

Sermão pregado na Igreja de Deus no Brasil
no Domingo de Páscoa 04 de abril de 2010 Anno Domini
2 Timóteo 2.8
Introdução
Muitos têm um verdadeiro pavor de cemitério. Ninguém gosta de falar sobre a morte. Com certeza quando o assunto é morte, o índice de interesse cai. Morte, cemitério, caixão, são assuntos que dão medo, ou que fazem cada um pensar em algo desconfortável.
É realmente desconfortável sentir, ver o que morte provoca no ser humano, principalmente nas pessoas em que nós amamos. Eu não sei vocês, mas eu fui desde criança treinado para não me assustar com a morte. E este tipo de treinamento eu não falo como se tivesse orgulho de ter passado por ele.
Passei por um tipo de treinamento totalmente desaconselhável para uma criança. Estava passando um final de semana na casa de uns parentes meus. Fui passar da sexta de tarde até a segunda-feira que era feriado escolar. Segunda-feira dia 02 de novembro, popularmente conhecido no Brasil, como dia de finados.
Meus parentes foram me trazer de volta para casa de carro, mas antes fui acompanhá-los no city-tour. Meu primeiro passeio em um cemitério. Aliás, em uma única tarde, conheci 04 cemitérios diferentes. Saí do bairro de San Martim no Recife, e fiz a seguinte rota: Parque das flores, Santo Amaro, o de Caixa Dágua (acredito que seja lá), e o Amaro Branco.
E a propósito, eu era um menino medroso ao extremo e que fingia não ter medo de nada. Para o meu primo um ano mais novo, aquilo parecia uma festa pra ele. Foi uma tortura emocional, terminando com chave de ouro. Cemitério de Amaro Branco, pertinho daqui de Ouro Preto, e com uma pitada de filme de terror.
Já era noite, menos gente do que nos outros cemitérios, e com covas suspensas bem antigas, com muitas velas e para ainda abrilhantar, algumas abertas. Tinha uma cova a qual lembrei durante meses em meus pesadelos. Alguns ossos, um crânio e uma vela ao lado. Um cenário de imenso horror para uma criança.
Isso me fez tanto mal que depois de ter sido entregue em casa eu simplesmente adoeci naquele final de noite, foi automático. O nervosismo foi tão intenso que eu tive febre. Estes meus parentes fizeram algo totalmente desaconselhável para uma criança. E depois como minha família tinha muitos parentes, alguns começaram a morrer, e de quebra eu acompanhava a família, e assim cada vez conhecia a morte de perto.
Até que aos 13 anos, o mais improvável aconteceu em minha vida, perdi minha mãe, vítima de uma doença. Ela se foi com apenas 46 anos. Me deixando praticamente órfão, pois meu pai era um ótimo mantenedor financeiro, porém era bastante ausente. Fiquei morando com minhas tias, alguns aqui conhecem parte desta história. Mas o que mais marcou em tudo isso, foi quando li a certidão de óbito da minha mãe algum tempo depois dela ter morrido.
Lá nas considerações finais tem o seguinte relato: A extinta deixou um filho. Até então, eu apenas tinha ouvido falar na extinção dos dinossauros, e vez por outra de animais com perigo de serem extintos. Alguém aqui sabe o real significado da palavra extinção? Extinção é igual a nunca mais. Extinção é igual a ponto final. Extinção é igual a acabou. Extinção é igual ao total desaparecimento de uma espécie, de um ser vivo. Extinção é igual a afirmação: a morte teve a palavra final. Aquilo soou em minha mente como uma bomba.
A extinta deixou um filho, foi a palavra mais sem esperança que já provei em toda minha vida. A mensagem seca, dura, sem esperança do cartório, do Estado. Mas neste domingo de páscoa de 2010 eu não estou afirmando a morte, não estou enfatizando a morte.
O texto lido na segunda carta de Paulo a Timóteo, em seu capítulo 2, e verso 8 mostra justamente o contrário daquilo que falei até agora para vocês. Paulo está preso em Roma, sofrendo, encarcerado. Paulo não está vivendo a fantástica vida do fantástico falso evangelho da prosperidade mundana. Paulo estava vivendo a verdadeira prosperidade evangélica. Paulo era rico por que tinha em sua vida a pessoa mais poderosa do Universo. Paulo estava preso, e mesmo sofrendo, era uma pessoa próspera, por ter em sua mente a certeza de que estava sofrendo por amor a Cristo.
Paulo estava preso e tinha a certeza de aquilo que ele estava passando não era nada diante daquilo que Cristo suportou por amor a ele. Por gratidão, Paulo não murmurava, e nem se calava. Ali naquela prisão foi capaz de escrever esta carta pastoral. Naquele lugar sujo, sombrio, fétido. Naquele lugar horrível, Paulo foi capaz de produzir beleza. A beleza de Cristo, em uma carta destinada ao jovem Timóteo.
E o conselho que ele justamente fala neste capítulo 2, verso 8 de sua segunda carta a Timóteo é um recado claro, uma advertência pastoral, um alerta cuidadoso a uma pessoa que já era um líder em potencial.
Paulo orienta Timóteo dizendo: Olha Timóteo, apesar de tudo que você tem vivido, a despeito de tudo que você já viu, apesar de todas as adversidades você deve lembrar de uma coisa apenas. Timóteo, lembra-te da pessoa mais importante. Timóteo, lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho. Lembra Timóteo, de Jesus, não o cristo crucificado apenas, lembra-te de Jesus Cristo, aquele que venceu a morte. Lembra-te dAquele que não foi extinto. Lembra-te Timóteo, de Jesus Cristo, que ainda hoje é capaz de dizer a você Timóteo, que a morte não é o ponto final, que a morte não é a extinção da vida das pessoas que nós amamos. Lembra-te Timóteo de Jesus Cristo, o vencedor, o vitorioso, a estrela da manhã, a raiz de Davi, o leão de Judá, aquele que afirma que quando Ele fecha ninguém abre e que quando Ele abre ninguém fecha. Lembra-te Timóteo daquele que andou por sobre o mar, daquele que acalmou a tempestade, daquele que restaurou a visão dos cegos, daquele que fez paralíticos andar, daquele que perdoou pessoas imperdoáveis. Lembra-te Timóteo daquele que nem a morte foi capaz de detê-lo. Lembra-te Timóteo daquele que foi capaz de matar a morte, daquele que acabou com o nosso desespero. Lembra-te Timóteo daquele que foi capaz de destruir a morte e de colocar o sabor da esperança em nossas almas.
1 Esquece do que impede você de prosseguir
A primeira lição que compreendemos a partir deste texto é que devemos esquecer daquilo que nos impede de prosseguir. Esquece do que impede você de prosseguir. Esquece do que impede você de ir adiante. Esquece do que impede você de ir além.
Se Paulo pede para Timóteo lembrar de Jesus Cristo, logo, indiretamente e na mesma proporção fica subtendido que Paulo está pedindo para que Timóteo esqueça de algo. Paulo pede a Timóteo para ele lembrar de Jesus Cristo pelo motivo e o perigo de que Timóteo podia estar lembrando daquilo que ele não deveria lembrar.
Hoje a Palavra de Deus te adverte, te orienta, diz a você: Esquece dos impecilhos que tentam afugentar as tuas forças para caminhar. Esquece das palavras de desânimo de terceiros. Esquece da falta de perdão dos outros. Esquece dos erros das outras pessoas. Esquece da falta de maturidade de alguns. O foco da nossa vida não é este. Não devemos manter a nossa mente presa, ligada a situações que fazem com que deixemos ir adiante. A tua atenção deve estar direcionada na vida de Jesus Cristo, e este ressuscitado. Esquece das dificuldades que tentam sucumbir a nossa fé. Esquece os problemas que tentam acabar com a tua esperança. Esquece das palavras equivocadas que alguns dirigem a você. Avante, prossiga! Esquece situações, fatos que magoam a tua vida, machucam a tua alma e apenas entristecem a tua existência. Esquece daquilo que é efêmero, passageiro, inconsistente. Esquece daquilo que nada acrescenta na tua existência. Esquece daquilo que é insignificante.
2 Lembra-te de Jesus Cristo
A segunda lição que compreendemos a partir deste texto é que devemos lembrar de Jesus Cristo. Lembrar de quem é essencial para a nossa existência. Podemos esquecer de vários assuntos, de várias coisas, mas jamais podemos esquecer da pessoa que é a mais importante para as nossas vidas.
Sabe por que Paulo estava preocupado e alertando Timóteo a respeito disto? Pelo motivo de que Timóteo estava correndo o risco de lembrar do que apenas atrapalha, ou das circunstâncias, das dificuldades, dos atropelos da vida. Não apenas Timóteo, mas eu e você podemos correr este risco. Lembra-te de Jesus Cristo, apesar de você ter perdido alguma pessoa amada. Lembra-te de Jesus Cristo, vivo, ressurreto.
Apesar dos sofrimentos que você possa estar passando. Lembra-te de Jesus Cristo, apesar da pressão no trabalho, com pessoas tentando te derrubar. Apesar do convívio em um lar não estruturado. Apesar do teu casamento estar passando por turbulências.
Esta palavra do Apóstolo Paulo é uma advertência para minha e para tua vida. Não é para você lembrar das palavras que te humilham através do teu superior no trabalho. Não é para você lembrar das atitudes de indiferença que provém do teu cônjuge. Não é para você lembrar de situações que parentes, ou que pessoas da tua família te machucam. Não é para você lembrar de momentos que marcam negativamente a tua vida. Não é para lembrar de Jesus apenas em seus momentos de sofrimento, é reconhecer que o sofrimento um dia tem um basta. Não é para achar a história de Jesus Cristo, uma bela história apenas, é para ir além. Saber que Jesus Cristo, não ficou estagnado em uma cruz. A morte não o deteve.
Lembra-te de Jesus Cristo aquele que ressuscitou. Lembra-te de Jesus Cristo. Lembrar de Jesus Cristo ressuscitado é lembrar de que não estamos sozinhos. Lembrar de que somos amados pela pessoa mais poderosa do Universo. Lembrar de que somos lembrados por Deus. Lembrar de que Deus lembra da nossa pequena existência. Lembrar de Jesus Cristo ressuscitado é lembrar da fé que devemos ter nEle. Lembrar de que devemos rechear a nossa vida de significado.
Conclusão
Hoje é um dia singular que para o cristianismo é o dia de maior significado. Hoje é o dia que proclamamos que a morte é apenas uma vírgula ao invés de um ponto final. Hoje relembramos a Páscoa de Jesus Cristo, a passagem da morte para a vida. Aos 14 anos conheci que Jesus Cristo havia ressuscitado e está vivo. Aos 14 anos esqueci da palavra: a extinta deixou um filho. Aos 14 anos fui lembrado: a morte foi extinta através de Jesus Cristo. Jesus Cristo, a garantia de que há esperança para a tua vida. Jesus não foi extinto. Jesus Vive! Ele é quem tem a palavra final sobre você.
Leiamos 1 Coríntios 15.54-57

Nenhum comentário:

Postar um comentário