terça-feira, 27 de março de 2012

O PRIMEIRO LUGAR?

Mateus 6.33

O PRIMEIRO LUGAR?

Introdução

            Há quase um mês nós refletimos juntos sobre o primeiro e o último lugar. Não há disputa para o último lugar, ninguém briga e faz questão do último lugar. Não há concorrência para o último lugar. 
           Imagine agora uma outra situação, imagine se você fosse ao banco e lá estivesse reservado sempre que você entrasse o primeiro lugar da fila. Imagine você chegando a uma casa lotérica em início de mês, e lá está a sua vaga garantida como o primeiro da fila. Imagine você chegando num terminal de passageiro e você ser o primeiro da fila para entrar no ônibus, todos cedendo a você o primeiro lugar? Imagine você querer estacionar o seu carro e quando chegasse ao estacionamento, você não encontrasse nenhum carro na sua frente e um lugar privilegiado reservado para você. Imagine você chegando em um supermercado para comprar algo e lá está o seu primeiro lugar da fila esperando por você?
           Você já se viu fazendo uma prova, um concurso, um processo seletivo, e sempre tirar o primeiro lugar. Eu e você sabemos muito bem o que é ser primeiro e o que é ser o último. Você sabe com certeza onde fica o primeiro lugar e onde fica o último lugar. Nós sabemos distinguir na vida o que de fato é estar no primeiro lugar.
           Mas, há lugares que nós nos damos por satisfeitos. Ficamos tranquilos e realizados por ocupar algum lugar próximo ao primeiro lugar. Imagine você apressado e chegando a um banco e ter apenas uma ou duas pessoas na sua frente, e logo em seguida a fila encher a perder de vista. Você automaticamente é o segundo ou o terceiro lugar diante de tantos outros, e isso já é suficiente para você ficar feliz. O segundo e o terceiro lugar não são uma desonra para muitos atletas. Muitos se contentam com o segundo e o terceiro lugar. É sobre isto que iremos falar também hoje. Não apenas sobre o primeiro lugar, mas com certeza sobre o segundo e o terceiro lugar também. Eu já começo hoje fazendo uma pergunta a você. Uma pergunta que tem tudo haver com o segundo e terceiro lugar em sua vida. Qual é a sua prioridade na vida? O que está em primeiro lugar? O que está ocupando o segundo lugar? O que está em terceiro lugar? Por que isso tem haver com o que é de fato prioritário em tua vida?

Elucidação

            Jesus estava na Galiléia, um local inexpressivo aos olhos humanos, mas é dali que Ele profere um dos seus discursos mais diretos sobre como deve ser a nossa relação para com Deus e para com o ser humano.
           Os capítulos 5, 6 e 7 são conhecidos como o Sermão do Monte. O discurso ético doutrinário de Jesus Cristo. Embora haja palavras de encher o coração e de conforto, neste sermão de Jesus, é tratado com seriedade o erro humano. E como não poderia ser esquecido trata também sobre qual é a nossa prioridade, sobre quem somos, sobre quem Deus é, e sobre o que Deus requer de mim e de você!
           O texto bíblico lido hoje faz parte do Sermão do Monte. O Evangelho segundo Mateus, em seu capítulo 6, verso 33 traz uma das citações mais conhecidas de Jesus. É uma das palavras mais proferidas de cor pelos cristãos. Jesus está tratando inicialmente das necessidades básicas do ser humano, as nossas necessidades.
            E Jesus diz que muitos estão angustiados e motivados em buscar apenas a satisfação de suas necessidades pessoais. Jesus nos adverte sobre o que e sobre quem nós buscamos. Sobre o que e quem de fato é o nosso alvo. O ser humano é como o buscador do Yahoo e do Google na internet. Se você não tiver um alvo, um objetivo, não vai servir de nada. Se você não sabe o que buscar no Google, e levar a internet apenas como um passatempo, os inúmeros recursos positivos não vão servir de nada.
            Jesus diz: buscai, mas buscar o que? Buscai o Reino de Deus. Buscai a Justiça de Deus. Buscai o Reino de Deus acompanhado da Justiça de Deus. Não é a busca de um lugar geográfico, mas que pode até atingir um determinado lugar. O lugar chamado coração, e o lugar chamado intelecto. Isto é, buscai os valores de Deus, o desejo de Deus e isto deve acompanhar tanto o ensino como a prática. O mundo, o Brasil, aliás em todos os lugares, está lotado de pessoas que buscam o Reino de Deus e a sua Justiça, para em seguida usufruir do que Deus irá me acrescentar. Com o desejo de se ter em troca, todas as necessidades pessoais sendo supridas.
 Mas, não é apenas buscar o Reino e a Justiça de Deus. A questão não é simplesmente buscar o Reino de Deus e a Justiça dEle. A questão é o que está em primeiro lugar? O que é a minha e a sua prioridade?
           
1 Existem os que não buscam de modo algum o Reino e a Justiça de Deus.

A primeira lição que observamos, é: Que existem os que não buscam de modo algum a Deus, nem muito menos o Reino e a Justiça de Deus. Embora vivamos em uma época no Brasil onde a resistência da sociedade para com o Evangelho tenha diminuído. Ainda assim há pessoas que não acreditam, que não respeitam, que não estão interessados e nem ao menos preocupados sobre como está a sua situação diante de Deus.Quando no máximo respeitam algum discurso religioso, e a única aproximação com o cristianismo, é a participação de algum rito de passagem como batismos, casamentos, ou funerais.Mas não estão preocupados, não há temor, não há reverência, não há interesse, não há de fato nada. Estão preocupados com suas próprias vidas apenas, e quando muito ainda fazem apenas isso.
            Não é dado um espaço para Deus, para o Seu Reino e Justiça nem para o último lugar. Não dão nem o último lugar. Deus não faz parte dos planos de muitas pessoas. O melhor e mais importante, é que Deus pensa justamente o contrário. Para Jesus estas pessoas, fazem parte do plano de Deus. Deus planejou algo extraordinário para todos, inclusive, principalmente aqueles que não tem o mínimo de interesse nEle. E vale a pena lembrar as palavras do escritor da Carta aos Hebreus, (3.15, 4.7) onde fala que: Se hoje vocês ouvem a voz de Deus, não endureçais os vossos corações.

2 Existem os que buscam o Reino e a Justiça de Deus em 2º, 3º, 4º ... lugar

            A segunda lição que observamos no texto, é: Se Jesus nos orienta a buscarmos em primeiro lugar o Reino e a Justiça de Deus, é porque de fato existem pessoas que colocam esta procura em segundo, terceiro, quarto, algum lugar.
O grande problema hoje em dia, principalmente no Brasil, não é a falta de pessoas que busquem a Deus, mas a falta de pessoas que busquem a Deus em primeiro lugar.
Porque, ao que parece, a Deus é oferecido apenas a opção do segundo lugar em diante. Um papel de coadjuvante na nossa história. Alguém que serve apenas para nos motivar e nos encorajar a sermos pessoas melhores e para nos dar a chance de ganharmos algo em troca da nossa assiduidade religiosa. Uma pessoa que não se aprofunda nas exigências éticas que Deus.
Não existe a opção de cristão esporádico. Não há a opção de ser um crente, um cristão quando apenas me der na telha, ou quando estou me sentindo bem, quando estou me sentindo melhor.
Jesus quando estava angustiado, se sentindo péssimo, sofrendo, sendo torturado, humilhado, Ele não te amou menos. Jesus suou gotas de sangue, dado ao tamanho estresse de saber antecipadamente que iria enfrentar a morte e de uma forma demorada e torturante. 
Estimado irmão e irmã, morrer em qualquer que seja a situação não é e nunca será algo desejado por ninguém, sempre será algo triste. Mas morrer devagar e sob tortura, e uma longa tortura, e sem ao menos ter feito nada para merecer. Pois no momento mais difícil, mais solitário, mais doloroso, Jesus não recuou, Ele foi até o fim.
Vá até o fim, quando tudo parecer contrário, quando tudo parecer que vai desabar, não siga o que você está sentindo, siga o que Deus quer para sua vida. Porque os nossos sentimentos são enganosos e nos traem. Não faça parte do time dos que buscam a Deus oferecendo a Jesus apenas um lugar que não é o primeiro. Jesus nunca ofereceu a mim e a você o segundo lugar em diante. Jesus sempre reservou o primeiro lugar, o que Ele tinha e tem de melhor. Não busque  a Jesus Cristo de forma parcial.

3 Existem os que decidem buscar o Reino e a Justiça de Deus em primeiro lugar.

            A terceira lição que observamos no texto, é: Existe a opção de fazer a escolha acertada. Optar pelo correto, pelo melhor, pelo certo. Decidir buscar o Reino e a Justiça de Deus em primeiro lugar. Dar a Deus o lugar de Deus. O lugar que Deus merece! Reconstruir o altar que um dia foi que derrubado em nossa vida. O texto que nós lemos hoje fala que Jesus não faz concessões. Jesus não dá alternativas.
           Em último lugar deve estar a nossa glória e vaidade pessoal. O primeiro lugar deve ser o espaço exclusivo de Deus. Deus não merece a medalha de prata, nem de bronze na sua vida. Ele deu, Ele se deu, Ele se doou, Ele se ofereceu, ocupando o meu lugar de morte, para me dar vida. Ele te deu a medalha de ouro! A ressurreição, a vida eterna.
            Ele buscou primeiro você! Ele buscou primeiro a tua vida. Enquanto Jesus for apenas um adesivo no seu carro, nada mudará. Ele tem que ser o Rei e Senhor da tua vida. Ele tem que ser a prioridade da tua vida. Ele tem que ocupar o primeiro lugar.
            Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua Justiça, e tudo aquilo que você realmente precisa vos será acrescentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário